segunda-feira, 16 de abril de 2007

Sobre Cuba

CUBA


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Cuba, ver Cuba (desambiguação).
República de Cuba

(Detalhes)
(Imagem ampliada)
Lema: "Patria y Libertad"(Espanhol: Pátria e Liberdade)

Língua oficial
castelhano
Capital
Havana (La Habana)
Maior cidade
Havana (La Habana)
Presidente
Comandante Raúl Castro (interino)
Área- Total- % água
106º100.860 km²Insignificante
População
- Total (2002)- Densidade
67º
11.184.023101/km²
Independência
- Declarada- Reconhecida
Guerra Espanha-EUA
10 de Outubro, 186820 de Maio, 1902
Moeda
Peso cubano
Fuso horário
UTC -5
Hino nacional
La Bayamesa
TLD (Internet)
.CU
Código telefónico
53
IDH(2003)
0,817
Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo na sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo Mundo, no dia 27 de outubro de 1492, localizado no norte do Mar do Caribe. Os territórios mais próximos são as Bahamas, a nordeste, o Haiti, a sudeste, os Estados Unidos da América, a norte, a colónia britânica das Ilhas Caymans, a sul, a Jamaica também a sul, e o território norte americano de Navassa, ainda a sul. A sua capital é Havana (em espanhol, La Habana).
O dominio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de dezembro de 1898 a Espanha assina com os Estados Unidos o Tratado de Paris que põe fim à dominação espanhola na ilha. No dia 1º de janeiro do ano seguinte, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha.
Durante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar.
No dia 20 de maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba. Teve início nesse dia a etapa que o povo denominou pseudo-república. O governo norte-americano obrigou a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República que limitaria sua soberania e independência durante 58 anos. Portanto, o dia 20 de maio de 1902 não pode ser considerado o dia do estabelecimento da verdadeira República cubana.
No dia 1° de janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota as forças da tirania que governava o país. É a partir desse momento que Cuba obtêm sua total e definitiva independência e, com ela, estabelece a verdadeira república.
Atualmente, a República Socialista de Cuba é um dos poucos países socialistas do mundo. Em 1959, Fidel Castro liderou a Revolução Cubana contra o ditador Fulgencio Batista e dois anos mais tarde instaurou um regime de orientação marxista e de partido único.
Índice[esconder]
1 História
1.1 População Nativa
1.2 Bandeira Cubana
1.3 Brasão Cubano
1.4 Hino Nacional
2 Política
3 Províncias
4 Geografia
5 Economia
6 Demografia
6.1 Educação
6.2 Religião
6.3 Moradia
7 Cultura
7.1 Datas comemorativas e Feriados Nacionais
8 Patrimônios da Humanidade
9 Tópicos diversos
10 Ver também
11 Bibliografia
12 Ligações externas
12.1 Governo
12.2 Outros
//

[editar] História
Ver artigo principal: História de Cuba.

[editar] População Nativa
As escavações arqueológicas, os dados históricos e a toponímia do país indicam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos chamados índios siboneyes e taínos que pertenciam a tribos de agricultores e oleiros.
A conquista e a colonização trouxeram como conseqüência seu extermínio, entretanto, seus traços físicos manifestam-se em alguns membros de famílias isoladas.

[editar] Bandeira Cubana
A bandeira cubana tremulou pela primeira vez na cidade de Cárdenas (Província de Matanzas) em 1850 quando um grupo de rebeldes se levantou em armas contra o poder colonial espanhol. As três listas de cor azul representam a divisão geográfica configurada naquele momento. As duas listas branca evocam a pureza das intenções do movimento independentista popular. O triângulo eqüilátero representa a liberdade, igualdade e a fraternidade. A cor vermelha é o prenúncio do sangue que seria derramado para alcançar a independência. A estrela branca solitária simboliza a absoluta liberdade entre os povos.

[editar] Brasão Cubano
O brasão cubano tem o formato de uma adarga ogival, composta de três espaços. No espaço superior aparece o mar. De cada lado, um à frente do outro, dois cabos ou pontas terrestres, entre as quais, fechando o estreito que formam, se estende de esquerda a direita uma chave dourada que simboliza a posição estratégica de Cuba entre as duas Américas, daí o nome “A chave do Golfo”. Ao fundo, o sol nascente, irradiando pelo céu sua luz simboliza o surgimento de uma nova nação. Na parte inferior esquerda há cinco divisões de igual largura inclinadas da esquerda à direita. Três são azuis turquesa - representando a configuração geográfica da ilha na época colonial - e duas são brancas, situadas alternadamente. Na parte inferior direita aparece a palmeira Real, que representa a fidalguia e firme serenidade do povo cubano, à frente das montanhas, sob o céu tênue com nuvens de vários matizes. O brasão é laureado por um feixe de varas cujo extremo inferior está unido por uma banda estreita de cor vermelha, cruzada em “X”, que sobressai por baixo do vértice da ogiva. A coroa do feixe de varas sobressai pelo centro da parte superior do escudo unida por uma banda circular estreita e coberta por um gorro frígio , ambos de cor vermelha, com uma estrela branca de cinco pontas no centro. O lado esquerdo está ornado por um ramo de louro e o direito por um de carvalho. Os ramos se entrecruzam no extremo inferior do brasão por trás do feixe de varas.

[editar] Hino Nacional
Em 1867 o patriota Perucho Figuredo compôs a música do hino. Mais tarde, em 1868, quando as tropas independentistas tomaram a cidade de Bayamo (localizada atualmente na província Granma) o próprio Figueredo escreveu a letra.

[editar] Política
Ver artigo principal: Política de Cuba.
Cuba é uma república socialista onde o líder político é Fidel Castro, secretário-geral do Partido Comunista Cubano, único partido permitido pelo regime. Fidel está afastado do poder desde 1º de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da revolução, por problemas de saúde. O seu irmão Raúl Castro assumiu interinamente as funções de Fidel ( secretário-geral do Partido Comunista Cubano, comandante supremo das Forças Armadas e presidente do conselho de Estado)
A Revolução Cubana (1959), liderada por Fidel e Che Guevara, teve apoio popular, até de não comunistas, pois os principais ideais dos revolucionários vitoriosos eram a soberania nacional e a soberania popular, pois Cuba era liderada pelo autoritário e impopular ditador Fulgencio Batista.
No entanto, Castro atrelou-se ao socialismo soviético, recebendo apoio do líder soviético na época, Nikita Khrushchov, principalmente na compra do principal produto de exportação de Cuba, o açúcar.
Isto acabou resultando que Cuba e EUA mantivessem relações diplomáticas tensas, que incluem uma tentativa fracassada de invasão da ilha no episódio conhecido como Baía dos Porcos. Ver também a Crise dos mísseis de Cuba. Essas relações tensas mantêm-se até aos dias de hoje, como visível nos discursos anti-americanos de Fidel Castro e nas posições diplomáticas dos EUA, que mantém sanções econômicas condenadas por 15 vezes pela Assembléia das Nações Unidas à ilha.

[editar] Províncias
Ver artigo principal: Subdivisões de Cuba.
Cuba está dividida em catorze províncias com 169 municípios, além de um município especial (a Isla de la Juventud).

Isla de la Juventud (Ilha da Juventude)
Pinar del Río
La Habana (Havana)
Ciudad de la Habana (Cidade da Havana)
Matanzas
Cienfuegos
Villa Clara
Sancti Spíritus
Ciego de Ávila
Camagüey
Las Tunas
Granma
Holguín
Santiago de Cuba
Guantánamo

[editar] Geografia
Ver artigo principal: Geografia de Cuba.

Mapa de Cuba.
Cuba é um arquipélago formado por aproximadamente 4.195 restingas, ilhotas e ilhas. As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude, com uma superfície de 2.200 km quadrados.
A longa ilha de Cuba é a maior destas ilhas das Caraíbas com uma superfície 104.945 km
O conjunto do arquipélago cubano, possui uma superfície de 110.860 quilômetros quadrados e uma extensão territorial de 1.200 quilômetros.
Banhada a norte pelo estreito da Flórida e pelo oceano Atlântico Norte, a noroeste pelo golfo do México, a oeste pelo canal do Iucatão, a sul pelo mar das Caraíbas e a leste pela passagem de Barlavento. A república compreende toda a ilha, incluindo muitas ilhas próximas como a ilha da Juventude, com a excepção da baía de Guantanamo, uma base naval que está alugada aos Estados Unidos da América desde 1903. A ilha de Cuba é a 16ª maior ilha do mundo.
A ilha de Cuba esta formada principalmente por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas maioritariamente na zona sudeste da ilha. O ponto mais elevado é o Pico Real del Turquino com 2 005 m. O clima é tropical, embora temperado pelos ventos Alísios. Existe uma estação relativamente seca de Novembro a Abril e uma estação mais chuvosa de Maio a Outubro. Havana é a maior cidade e a capital, e Santiago de Cuba e Camagüey são outras cidades importantes.

[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia da Cuba.
O país agora está lentamente se recuperando de uma séria recessão econômica que se seguiu à retirada dos subsídios da antiga União Soviética (cerca de 4 a 6 bilhões de dólares anuais em 1990) e o rígido embargo comercial imposto pelos EUA desde 1962.

[editar] Demografia
Ver artigo principal: Demografia de Cuba.
A população de Cuba é formada por descendentes de africanos e espanhóis, sendo 65.06% brancos 22.86% mulatos, 9.08% negros e 2% asiáticos (chineses). Entre o número de mulatos estão incluídas as pessoas de herança tri-racial, branco, negro, e chinês.

[editar] Educação
A Constituição de Cuba determina que o ensino fundamental, médio e superior devem ser gratuitos a todos os cidadãos cubanos.
A educação é controlada pelo Estado e sua qualidade é reconhecida e admirada por muitos países.
Em 1958, antes do Triunfo da revolução, 40,6% da população cubana era analfabeta e, entre a população rural, os analfabetos eram 61,7%. Em 1961 se realiza uma campanha nacional para alfabetizar a população e Cuba torna-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo (Segundo dados do próprio governo).
Hoje Cuba vive a chamada "Terceira Revolução da Educação", com a informatização de todas as escolas do país.

[editar] Religião
O Artigo 8 da Constituição da República estabelece que o Estado reconhece, respeita e garante a liberdade religiosa.
Tradicionalmente, Cuba era um país católico, mas o número de fiéis tem diminuído. No último censo os católicos praticantes eram 38,8%, os ateus 35,4%, religião youruba (santeria) 17%, protestantes 6,6%, e os sem filiação/outros 2,2%.

[editar] Moradia
85% da população cubana é dona de sua residência e não paga impostos por isso. Os 15% restantes pagam aluguéis irrisórios e ao fim de certo periodo recebem a propriedade como posse.

[editar] Cultura
Ver artigo principal: Cultura da Cuba.
O jornal oficial do país é o Granma.
Ver também: lista de escritores cubanos.

[editar] Datas comemorativas e Feriados Nacionais
1° de janeiro: Dia da libertação. Aniversário do triunfo da Revolução.
1° de maio: Dia Internacional dos Trabalhadores
25, 26, 27 de julho: Dia da Rebeldia Nacional
10 de outubro: Início da Guerra de Independência
25 de dezembro: Natal

[editar] Patrimônios da Humanidade
As cidades e lugares cubanos declarados, pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade são:
Centro Histórico Urbano de La Habana Vieja e seu sistema de fortificações coloniais (Ciudad de La Habana)
Valle de Viñales (Pinar Del Río)
Trinidad e El Valle de los Ingenios (Sancti Spiritus)
Parque Nacional Desembarco del Granma
Castillo de San Pedro de la Roca (Santiago de Cuba)
Paisagem arqueológica das primeiras plantações de café no sudeste de Santiago de Cuba.
Parque Nacional Alexandre de Humboldt.

[editar] Tópicos diversos
Para ter uma ideia concreta, acerca de Cuba nos últimos anos, pela voz de quem nela viveu até ao exílio, ler o livro "Antes que anochezca", de Reinaldo Arenas. Existe também a versão cinematográfica "Before night falls" (dirigido por Julian Schnabel, com Javier Bardem no principal papel).
Outra boa fonte para se conhecer a realidade cubana, é o documentário "Buena vista social clube" dirigido pelo consagrado Win wenders, bem como o show-documentário da banda norte-americana Audioslave realizado em Havana. Em ambas as obras é exibido o contraste entre a rica cultura cubana e as dificuldades resultantes do embargo econômico promovido pelos Estados Unidos. Outro documentário muito interessante é "Comandante"do diretor norte-americano Oliver Stone.
Eliseo Alberto no seu livro <>, apresenta uma Cuba através dos grandes nomes da cultura cubana e latinoamericana (músicos, cantores, pintores, escritores, etc.).

[editar] Ver também
Fidel Castro
Revolução Cubana

[editar] Bibliografia
ARENAS, Reinaldo (1992), Antes que Anochezca, State of Reinaldo Arenas e Tusquets Editores, ISBN 972-41-1295-0
ALBERTO, Eliseo (2004), Dos Cubalibres "Nadie quiere más a Cuba que yo", Ediciones Península e Atalaya, ISBN 84-8307-626-8

[editar] Ligações externas

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Categoria:Cubanos.

[editar] Governo
Governo da Répública de Cuba (((es)) e ((en)))
Assembleia Nacional do Poder Popular da República de Cuba (((es)))
Ministério das Relações exteriores de Cuba (((es)) e ((en)))
Ministério da Cultura (((es)))
Ministério do Trabalho e da Segurança Nacional (((es)))
Oficina Nacional de Estatísticas (((es)))

[editar] Outros
Cuba Encuentro - Madrid (((es)))
Cuba Nuestra - Suécia (((es)), ((en)), ((sv)))

América Central e Caribe[ Expandir ]
Países: Antígua e BarbudaBahamasBarbadosBelizeCosta Rica • Cuba • DominicaEl SalvadorGranadaGuatemalaHaitiHondurasJamaicaNicaráguaPanamáRepública DominicanaSão Cristóvão e NevisSanta LúciaSão Vicente e GranadinasTrinidad e Tobago
Territórios: AnguillaAntilhas NeerlandesasArubaGuadeloupeIlhas CaymansIlhas Virgens AmericanasIlhas Virgens BritânicasMartinicaMontserratPorto RicoTurcas e Caicos

Organização dos Estados Americanos (OEA)[ Expandir ]

Países: Antigua e BarbudaArgentinaBahamasBarbadosBelizeBolíviaBrasilCanadáChileColômbiaCosta Rica • Cuba • DominicaRepública DominicanaEquadorEl SalvadorGranadaGuatemalaGuianaHaitiHondurasJamaicaMéxicoNicaráguaPanamáParaguaiPeruSanta LúciaSão Vicente e GranadinasSão Cristóvão e NevisSurinameTrinidad e TobagoEstados Unidos da AméricaUruguaiVenezuela


União Latina[ Expandir ]
Países: AndorraAngolaArgentinaBolíviaBrasilCabo VerdeChileColômbiaCosta do MarfimCosta Rica • Cuba • República DominicanaEquadorEspanhaFilipinasFrançaGuatemalaGuiné BissauHaitiHondurasItáliaMéxicoMoçambiqueMoldáviaMônacoNicaráguaPanamáParaguaiPeruPortugalRomêniaSan MarinoSão Tomé e PríncipeSenegalTimor-LesteUruguaiVaticanoVenezuela

Conferência Ibero-Americana[ Expandir ]

Países: AndorraArgentinaBolíviaBrasilChileColômbiaCosta Rica • Cuba • El SalvadorEquadorEspanhaGuatemalaHondurasMéxicoNicaráguaPanamáParaguaiPeruPortugalRepública DominicanaUruguaiVenezuela

Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio (ALADI)[ Expandir ]

Países: ArgentinaBolíviaBrasilChileColômbia • Cuba • EquadorMéxicoParaguaiPeruUruguaiVenezuela

Associação dos Estados do Caribe (AEC)[ Expandir ]
Antígua e BarbudaBahamasBarbadosBelizeColômbiaCosta Rica • Cuba • DominicaRep. DominicanaEl SalvadorGranadaGuatemalaGuianaHaitiHondurasJamaicaMéxicoNicaráguaPanamáSão Cristóvão e NevisSanta LúciaSão Vicente e GranadinasSurinameTrindade e TobagoVenezuela
Membros associados: Antilhas HolandesasArubaGuadeloupeGuiana FrancesaIlhas Turks e CaicosMartinica


G20 (países em desenvolvimento)[ Expandir ]
Países: África do SulArgentinaBrasilBolíviaChileRepública Popular da China • Cuba • EgitoFilipinasGuatemalaÍndiaIndonésiaMéxicoNigériaPaquistãoParaguaiTailândiaTanzâniaTurquiaUruguaiVenezuelaZimbábue

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba"
Categorias: Cuba Países do Caribe Ilhas do Caribe

Um comentário:

Cuba en Sucesión disse...

El término pseudo-república es patrimonio del desgobierno que há imperado ene l archipiélago cubano desde 1959. El apédice llamado “Enmienda Platt” fue abolido en el año 1934, mucho antes de que existiera Fidel Castro. El 20 de Mayo de 1902 es la fecha en que loe Estados unidos abandonan el territorio nacional y comienzan los cubanos a gobernarse, aunque fuera de forma mediatizada hasta 1934.

El día 1ª de Enero de 1959 triunfa la revolución cubana y no es el triunfo del ejército del 26 de julio lidereado por Fidel Castro, que solo constituía una de los varios movimientos que componían la lucha contra el dictador Fulgencio Batista. Fidel Castro traiciona la revolución cubana e implanta una dictadura totalitaria de corte Stalinista que dura hasta nuestros dias. Cuba perdió, de esa forma la independencia que tanta sangre había costado para acabar con una dictadura que, mediante un golpe de estado había usurpado el poder en 1952.

Cuba no es una república “socialista”, es una Repúbica a secas. En Cuba no hat socialismo ni nada que se le parezca.
El principal axioma del socialismo es: “De cada cuál según su capacidad. A cada cuál según su trabajo”. Eso no existe en Cuba. El régimen de Fidel Castro es uno de los pocos regímenes totalitarios existentes en Edmundo.

La bandera cubana tremoló por primera vez en 1850 cuando un grupo de rebeldes, lideredo por Narciso Lopez, desembarcó en Cárdenas, en una expedición proveniente de los Estados Unidos. No fue un levantamiento en armas propiamente dicho y no contó con el apoyo de la población cubana, la cuál no tenía referencias sobre lo que acontecía. Las ideas de Narciso Lopez era de carácter anexionista a los E.U. La bandera de la estrella solitaria fue ratificada por la Asambles de Guaimaro (por el gobierno revolucionario en armas) durante la Guerra de los 10 Años (1868.1878).