sábado, 5 de maio de 2007

o romantismo no Brasil

O ROMANTISMO NO BRASIL
ROMANTISMOINTRODUÇÃO:PORTUGAL1825 – Camões de Almeida Garret1865 – Questão Coimbrã (de Coimbra) – debate entre Castilho (Romântico) e Antero de Quental (anti-romantico, Realista)Antecedentes:1823 – exílio de Garret na Inglaterra1825 – obra Camões em ParisCaracterísticas: Individualismo, subjetivismo, sentimentalismo predomínio do sentimento sobre a razão temas – nacionalismo, temas históricos (Idade Média), influência da Revolução Francesa.Escola Original em oposição à imitação clássica.Autores do Romantismo Português :I Momento (ainda têm influências clássicas): Almeida Garret (tem 2 fases, a de influência clássica e a tipicamente romântica), Alexandre Herculano, Antonio Feliciano de Castilho.II Momento ( não apresentam influência do classicismo, forte influência de Byron, o poeta inglês pessimista, são super-românticos ou ultra românticos, exagero de drama, “Mal do Século: tédio, angústia, melancolia) – Camilo Castelo Branco, Soares Passos.III Momento (já apresentam alguma tendência Realista, defendem a tese da “Felicidade do Campo”) - Julio Dinis, João de DeusBRASIL1836 – Suspiros Poéticos e Saudade, Domingos José Gonçalves de Magalhães(Gonçalves de Magalhães)1881 – O Mulato, Aluízio de Azevedo; Memórias Póstumas de Braz Cubas, Machado de AssisInfluência da Revolução Francesa – 1789, com as figuras das massas, do burguês, populares e os ideais de IGUALDADE, FRATERNIDADE, LIBERDADE.Origem do Romantismo: Inglaterra (Lord Byron, poeta) e Alemanha (Goethe, novelas históricas)A) MOMENTO HISTÓRICO1789 – Revolução Francesa, capitalismo comercial, individualismo.1822 – Independência do Brasil - sentimento patrótico, criação de uma literatura independente , sentimento de missão na construção do nacional. Exemplo: Atividades de Domingos Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto Alegre em Paris1832 – Porto Alegre encontra-se com Almeida Garret1834 – Instituto Histórico de Paris e o ensaio sobre a cultura brasileira1833 – Sociedade Filomática, associação partidária e cultural da /faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Universidade de São Paulo), lança Manifesto Nacionalista e Romântico na Revista da Sociedade Filomática1836 – Revista – publicação da Revista Niterói, revista brasileira de Literatura e Artes- epígrafe – tudo pelo Brasil e para o Brasil- publicação de Suspiros Poéticos e Saudade de Gonçalves de Magalhães- no prefácio de seu livro ele escreve a teoria do Romantismo.- é considerado o teórico do Romantismo no BrasilB) CAUSAS DA INTRODUÇÃO DO ROMANTISMO NO BRASIL1 – Nova visão de mundo, nova forma de escrever2 – Iinfluência estrangeira (França)3 – Receptividade do público, facilidade de consumo4 – Aceitação pela classe oficial porque o Romance corresponde a uma vocação histórica e sociológica do Romantismo5 – ampliação do “eu” e “povoamento da saudade”. Literatura de fuga, sonhos e imaginação6 – São Paulo é o centro irradiador7 – Fundação de Sociedades Secretas8 – Participação das maçonarias e centros teosóficosB) CARACTERÍSTICAS1 – Individualismo, egocentrismo, subjetivismo, narcisismo2 – Sentimentalismo, Escola do Coração (lágrima, sonho, devaneio, ternura, emoção)3 – Sentimento da nacionalidade, patriotismo, com nacionalismo focado na natureza e na sociedade.4 – Liberdade de composição5 – Cristianismo6 – Escritores assumem atitudes de artificialismo- cabelos longos- pele pálida- olhar perdido- vida desregradaC) IMPORTÂNCIA DA LITERATURA ROMÂNTICA NO BRASIL1 – Momento de definição da nacionalidade,, representado pela procura das tradições, investigação do folclore e criação do Romance Nacional2 – Surgimento de uma poética, conjunto de regras que orientam a produção poética3 – Presença de uma historiografia literária, o romance eo teatro (João Caetano, Varnhargens, Norberto)4 – Linguagem Nacional5 – Nacionalismo ao lado do UniversalismoD) HÁ TRÊS MOMENTOS EM NOSSO ROMANTISMOI – PRIMEIRO MOMENTO - Reação Nativista Posse da Terra Ânsia de traduzir o BrasilÉ representado pelos escritores do indianismo, Gonçalves Dias e José de Alencar.II – SEGUNDO MOMENTO – Reconstrução do espírito Interiorização do sentimento Volta para si mesmo Traduzir o próprio mundo interiorÈ representado por Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e outros. São poetas desesperados, intensamente subjetivos.III – TERCEIRO MOMENTO – Sentido de HumanizaçãoAfirmação dos sentimentos HumanosPreocupação com o sofrimento alheioÉ representado por Castro Alves e a poesia social, José de Alencar e outrosDª – HÁ AUTORES QUE FALAM EM GERAÇÕES ROMÂNTICAS:I – PRIMEIRA GERAÇÃO:1846 – Primeiros Cantos – Gonçalves Dias1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de AzevedoAUTORES: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Manuel de Araújo Porto AlegreCaracterística: IndianismoII – SEGUNDA GERAÇÃO1853 – Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo1871 – Espumas Flutuantes – Castro AlvesAUTORES: Álvares de Azevedo, Junqueira Freire (monge), Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e outrosCaracterística: tédio, Mau do SéculoIII – TERCEIRA GERAÇÃO1871 – Espumas Flutuantes – Castro Alves1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de AssisAUTORES: Castro Alves, Tobias Barreto de Menezes, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antonio de Almeida, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, José de AlencarCaracterística: poesia social, política.D) ESCRITORES DO ROMANTISMOJosé de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire (o monge), Castro Alves e outros.Apontamento para Vestibular19/04/2007
Diana Goncalves
Publicado no Recanto das Letras em 20/04/2007Código do texto: T456706

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